Ser Líder
Ser aquele que guia não é tarefa fácil. Principalmente, porque esse indivíduo deve ser o exemplo de conduta sob os aspectos.
Para se torna um verdadeiro líder, a primeira coisa que se precisa fazer, é abrir mão de inúmeras vontades pessoais, deixando com que as do grupo se sobressaiam. Isto na significa ser apenas o ouvinte ou passivo das situações.
Sua participação deve ser mais moderada e bem pensada, intervindo sim, mas nos momentos certos e com atitudes que conduzem com as expectativas do grupo. Liderar é conduzir, é gerir pessoas, é transformar planos em realidade.
Administrar situações, tornar decisões que envolverão pessoas, tempo, dinheiro, objetos, são ações que fazem parte de responsabilidade de um líder, e este tem que estar preparado para encarar esta função.
Não existe uma formula certa, exata, para ser um líder de sucesso. Mas um fator é imprescindível; a vontade de liderar.
O líder tem que ser o primeiro a ter as idéias de seu grupo fincadas no coração, se tornando a base de sustentação e o legítimo representante dos liderados. Ele não pode deixar a função lhe diferenciar dos demais, pois fará com que os liderados se sintam incompreendidos e distante de seu guia.
Administrar situações com sucesso é outra premissa para quem aspira à posição de condutor de um grupo. Essa habilidade só se conquista com a preparação, o estudo de prática.
Um elemento importante, se não o maior deles, é a vontade de à frente, de ser o exemplo, o guia. Vontade de assumir esta posição com responsabilidade e amor, vontade de abrir mão de si mesmo.
Vontade de aprender cada vez mais, e possibilidade aos outros que aprendam da mesma forma, ou mais de você.
Vontade de tornar maior o sentimento que envolve aqueles de quem você esta à frente e, principalmente, vontade de percorrer grandes caminhos, cheios de obstáculos, que serão os nossos maiores troféus no final dessa jornada chamada liderança.
Perfil
- PET 13 - SENAC 2009
- Qual é o Objetivo do Progama PET (Progama Educação para o Trabalho-Novas Conexões)? O objetivo é capacitar e preparar os jovens participantes para os desafios do mercado de trabalho e colocar em prática os conhecimentos adquiridos sobre saúde na coletividade, informática, marketing pessoal, comunicação, tecnologia das transações comerciais, recepção e atendimento aos clientes. O programa possui 330 horas e está divido entre o Núcleo Central, que conta com oficinas temáticas e a Estação de Vivências, que nos proporciona contato direto com o ambiente de trabalho, em empresas de diversos segmentos.
Loren Ipsun
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